GERENCIE O SEU COMPORTAMENTO

03 de Janeiro

Quando precisei de algo, uma pessoa me respondeu de maneira inesperada. Então, essa resposta gerou uma reação, e em poucos minutos, eu percebi reclamando e criticando. Ao compreender que estava respondendo de forma errada ao acontecimento, mudei o foco, alterei o meu comportamento e as coisas voltaram ao normal. Incrível, mas resolveu o início de um problema, ou até discussão, ao mudar o meu comportamento. 

Frequentemente podemos escorregar e reagir de maneira errônea frente às situações externas. Isso é tão comum, que grande parte das vezes não percebemos o passo em falso. A verdade é que não consigo controlar todas as interações e intenções externas, mas posso gerenciar os meus comportamentos.

O resultado, a ocorrência, o externo são apenas 10% relevante do todo. Os demais 90% referem-se a como respondo ao invés de como posso explodir.

Isso explica o motivo de uma mesma situação ter desdobramentos diferentes para cada pessoa. Provavelmente cada uma seguiu por caminhos de respostas distintas à situação de estímulo.

Todo estímulo externo gera uma reação, que carrega um pensamento e sentimento com significados. Estes vão gerar comportamentos e por sua vez resultados que se deixarmos acontecer inconscientemente passam a controlar nossa vida.

Você, e eu, somos responsáveis por nossos resultados, ao invés de reféns. Por isso, gerenciamos de maneira apropriada nossos comportamentos. Sempre que ocorrer um estímulo externo se questione: “Qual é a maneira mais adequada de responder aos pensamentos, sentimentos e significados presentes nesta situação?”

Neste breve momento de lucidez, você já começou responder adequadamente.

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: