PRODUTIVIDADE É FAZER MENOS

16 de Janeiro

O senso comum nos diz que produtividade é fazer mais, aumentar o rendimento, ou seja, produzir mais em menos tempo. Assim aprendemos que a produtividade é associada exclusivamente a cortar desperdícios, otimizar atividades ou mesmo investir em equipamentos com produção maior.

No início, eu sempre dizia que para produtos essa é uma verdade possível, porém ao falarmos de serviços isso não se encaixava. Eu aprendi que isso não é verdade, afinal o mito da produtividade é válido para serviços e em especial produtos.

Preciso reforçar o meu conceito de produtividade, e na verdade não se trata de fazer mais coisas ou produtos. A ideia envolvendo maior produtividade está relacionada a gerar maiores e melhores resultados.

Se a produtividade está associada aos melhores resultados, a regra de pareto volta a vigorar. Afinal, 20% de nossas atividades são responsáveis por 80% dos resultados. Imagine se essas atividades fossem dobradas, estaríamos utilizando 40% do nosso tempo e gerando 160% de resultado. 

Isso mesmo, se você desejar aumentar significativamente seus resultados será necessário determinar quais são as atividades de real importância e intensificar a energia nestas.

Quando penso em produtividade, penso na máxima de FAZER MENOS, PORÉM MELHOR. Para aumentar realmente seu resultado é necessário fazer o que é o mais importante e nisso se especializar para ser cada vez melhor. O primeiro impacto é pensar o quanto impossível e absurda seria esse conceito, mas a verdade é que dia após dia acumulamos diversas atividades que não contribuem para o resultado e nos distrai do ponto central. E aí, está disposto a fazer menos, porém melhor?

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: