27 de Janeiro
Networking é um tema ambíguo. Muitos compreendem a importância, porém outros tantos acreditam que é apenas desperdício de tempo.
A verdade é que construir relacionamentos profissionais é um processo que quase todos escorregam. Em treinamentos quando eu pergunto quem é bom de Networking, várias pessoas se classificam neste grupo. Na sequência questiono quem ligou para pelo menos uma pessoa de sua rede para oferecer ajuda ou fazer a ponte que gere riqueza a ele, e o número vai quase a zero.
Quando digo que as pessoas têm uma lista de contato e não um desenvolvimento de networking de maneira profissional, isso gera um incomodo total.
O tema de networking poderíamos ficar por páginas falando disso, mas quero resumir três pontos importantes, e que você pode começar agora.
1 – Reserve tempo em sua agenda para fazer networking todas as semanas. Não caia na besteira de apenas lembrar do contato quando precisa de algo.
2 – Procure gerar valor ao seu contato. Um encontro de networking não é sobre pedir, e sim sobre doar. Quando agendar um café, se questione: “Como irei ajudá-lo hoje? Quais oportunidades vou conectá-lo?”.
3 – Networking é igual tomar banho. Criar relacionamento exige consistência. Não é no primeiro encontro que os resultados aparecerão. Por fim, te estimulo a aumentar o seu networking. Neste exato momento você lembrou de alguém que precisa de sua ajuda, e essa pessoa tem nome e CPF. A plantação é opcional, a colheita será sempre obrigatória.

Você precisa fazer login para comentar.