01 de Fevereiro
Hoje estava conversando com um amigo e jovem empreendedor. Ele me questionava sobre como entrar em alguns grupos para ter acesso a negócios maiores. Apresentei algumas possibilidades que acredito ser interessante, e conversamos bastante sobre networking. Em um momento desta conversa começamos falar sobre o investimento necessário para manter e acelerar networking entre empresários.
Então ouço a frase: “Nossa, eu acho que é muito dinheiro para networking”. Após uma breve reflexão, eu disse: “Você precisa decidir qual é o aquário que deseja pescar!”. Dependendo do aquário que deseja ter, o custo será diferente para montagem e manutenção.
Após um longo silêncio, completei: “E se você medir o retorno de investimento ao invés do custo?”. Aos poucos ele começou a mudar a sua percepção e voltou à direção adequada ao networking.
Todos os dias me surpreendo como a mentalidade escassa pode atrapalhar a prosperidade em diversas áreas. Por vezes ficamos disputando peixes em um imenso oceano vermelho, e deixamos de olhar as grandes oportunidades existentes em oceanos azuis. Quanto maior for o aquário, ou mais raros forem os peixes, maior será o custo de manutenção.
Voltando ao ponto do networking, ao perguntarmos se isso é importante para as pessoas, o mais comum é a resposta que sim. Infelizmente ao perguntar quanto tempo e investimento é colocado para fortalecer a sua rede de networking, boa parte diz que acha muito caro investir nisso.
Por isso quero te provocar perguntando qual é o aquário que você deseja pescar? E além disso, como você alimenta estes peixes em sua rede de negócios?

Você precisa fazer login para comentar.